terça-feira, janeiro 16, 2007

Marcus Mosiah Garvey: O Profeta Rasta!

Marcus Mosiah Garvey, nascido em Saint Ann's Bay na Jamaica em 17 de Agosto de 1887, foi um comunicador, empresario e ativista Jamaicano.
É considerado um dos maiores ativista da história do movimento Nacionalista Negro. Garvey liderou o movimento mais amplo de descendentes africanos até então; é lembrado também como o principal idealista do movimento de "Volta para África".Na verdade ele criou um movimento de profunda para que os negros tivessem a "rendenção" da áfrica, e para que as potencias europeias desecupassem a áfrica. em suas proprias palavras: "Eu não tenho nenhum desejo de levar todas as pessoas negras para a áfrica, há negros que não são bons elementos aqui e provalvelmente não serão lá". Apesar de ser criado como metodista, Garvey se declarava Católia e foi ele que deu início a Doutrina Rasta.
No começo dos anos 20, entre os operarios e trabalhadores rurais, circulava secretamente uma bíblia negra, chamada Holy Piby, ela seria a verdadeira tardução bíblica, escrita em aramáico, distorcida depois pelos doutores brancos da ígreja. Nela Elias é o Messias, Deus é negro, e a Etiópia é Zion, Terra da promissão, e os negros são o povo escolhido. Perseguidos pelos pastores de todas crenças oficiais Jamaicana. Os leitores da Holy Piby refugiam-se para as montanhas, nos campos-aí esta as raízes mais antigas de que viria ser o Rastafari.
Marcus Garvey é contemporâneo desse movimento. Intelectual e autodidata viajou pela América Central, EUA e Europa. Em contato com várias obras que propunham a emancipação do negro a até sua supremacia sobre o mundo, Garvey forjou sua própria teoria, que disseminou em livros e planfetos onde se estabeleceu. Organizou passeatas em Nova York exigindo a repatriação de seu povo para á áfrica, e chegou a fundar uma linha de navegação, a Black Star Line, com esse fim.
Depois de suas viajens, quando chegou a Jamaica em 1914, Garvey formou em 1º de Agosto a UNIA, Associação para o Progresso Negro Universal(Universal Negro Improvement Association), o lema da UNIA é One God!One Aim!Onde Destiny(Um Deus!Uma Aspiração!Um Destino)!Garvey era o presidente da associação, que pretendia unir "todas as pessoas de ascendência africana do mundo em uma grande massa estabelecida em um país e governo absolutamente próprios.

Entre os objetivos da UNIA estavam:

*A promoção da conciência e unidade da raça negra, da dignidade e do amor.
*O desenvolvimento da África, livrando-a do dominio colonial e transformando-a numa potencia
*Protestar contra o preconceito e perda de valores africanos.
*Estabelecer instituições de ensinos para negros, onde se ensinasse cultura africana, também.
*Promover o desenvolvimento comercial e industrial pelo mundo.
*Auxiliar os despossuídos pelo mundo.

Garvey foi eleito presidente provisorio da África, durante a convenção organizado pela UNIA em 18 de Agosto de 1920. Era primariamente uma pocisão ceremonial, por várias razões; Os países da África eram, na sua maioria, colônias de países europeus, em Garvey não tinha visto para entrar em qualquer lugar da África, nem mesmo nas colônias britanicas(Pois Garvey era cidadão inglês pois a Jamaica também eram colônias)
Com muitos anos de luta, a saúde de Garvey estava pior a cada dia. Em junho de 1940 ele sofreu dois derrames e morreu. Seu corpo foi embalsamado e enterrado no Cemitério Kendal Green, Londres. Em novembro de 1964 seus restos mortais foram translados para a Jamaica e enterrados no National Heroes Park, sendo Garvey proclamado o primeiro Herói Nacional Jamaicano.

24 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Este é mais um falso profeta, pois o unico caminho que conduz a vida eterna em Siao, o unico Leao da tribo de juda, o unico Rei dos reis e Senhor dos senhores e o santo de Israel é o Senhor Jesus Cristo o nazereno o autor e consumidor da salvação!!! Outro caminho levara a perdição ,mas so em cristo ha etrena redenção

10:03 PM  
Blogger Unknown said...

o profeta marcus garvy veio para mostra que africa tem seu valor africa pros africanos jah rastafary abençoe todos que plocame seu nome graças a jesus

9:20 AM  
Blogger Enrique said...

Toda mensagem que fale de paz, igualdade, amor e TOLERANCIA, nao provem do mal. Intolerancia, desrespeito e incompreensao sim. Viva o amor!!!!!!!!!

12:21 PM  
Blogger Unknown said...

Não se trata de um falso profeta ... se trata de um homem que teve fé e força pra lutar pelas suas causas... que no caso são incontestáveis em relação aos ideais de justiça, paz harmonia e amor entre todos... esse profeta do rastafarismo concerteza nos ajudou muito com suas idéias a respeito da humanidade e crescimento espiritual, moral e físco... Grande Lutador!

8:51 PM  
Anonymous Anônimo said...

Falso profeta ? e vocÊ vem me falar de jesus cristo, um avatar "tunado" pela querida igreja católica! um belo molde de mentalidade que os próprios judeos lancaram ao mundo.
Ainda bem que hoje temos esse capitalismo destruidor para nos moldar !
mas broder , vc acredita mesmo em toda essa babosera que o vaticano ensina ? jesus éra o rasta mais rasta ! RASTA MSM ! BARBUDAO FEDIDAO E PA
mas tem muito kaô nessa historia mano, tem q abrir ao olho e se ligar que tivemos muitos avatares em nossa terra ! você é um deles seu mané ! hehehehe

10:16 PM  
Anonymous Bruno said...

Kkkk's, o texto acima não está dizendo nada sobre profecia, está falando apenas sobre a vida de Marcus Garvey, Mostrando a luta e os projetos q ele tinha para com o povo negro q sofria e ainda sofre muito com a exclusão, preconceito e marginalidade. Ninguém pode discordar que MARCUS MOSIAH GARVEY foi um grande lutador dos direitos humanos principalmente dos negros, e é um homem que deve sim ser lembrado.
Se quizer discutir sobre suas profecias procure outro Blog, q fale sobre suas profecias.

2:48 PM  
Anonymous Anônimo said...

É, realmente ele foi um lutador dos direitos dos negros e africanos, realmente deve ser lembrado, e esse blog realmente naum fala das profecias dele, apenas de que ele começou a doutrina rastafari. Entretanto, ele é considerado um profeta para os rastafaris, afinal ele foi quem começou essa doutrina, e essa doutrina é errada perante o verdadeiro Deus, o pai de Jesus Cristo que morreu por todos nós pra nos dar a salvação, ele sim é o único que pode salvar todos vocês, como vocês podem acreditar que um homem era um Deus se nem ao menos ele sabia q era Deus e que morreu e nunca mais vai reviver, pra mim isso num é Deus, e acho que o Garvey deveria ter pensado nisso antes de ter dito em 1927 que alguém se tornaria imperador da Etiópia e dai viria a redenção dos rastas. Louvado seja o verdadeiro Deus, o Deus de Abraão, de Isaac e de Jacó, o todo poderoso Deus e seu santo filho Jesus Cristo.

5:43 PM  
Anonymous Anônimo said...

Disse -lhe Jesus eu sou o Caminho a verdade e a vida ninguem vem ao pai se ñ por mim."Marcus Mosiah Garvey só foi um homem Q lutava pelos direitos dos negros e foi idolatrado por pessoas Q ñ conheciam averdade Q é Cristo pq se tivecem conhecido a cristo saberiam Q só a ele adoraras e só a ele prestaras culto abraçO"

12:17 AM  
Anonymous Anônimo said...

estar escrito no livro de felipenses 2 do 5 ao 11,De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.
Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;
Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,
E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.
não é no nome de Marcus Garvey quer honralo pelos seus feitos tudo bem + dizer ser um Q faz parte da trindade nunca.

12:30 AM  
Anonymous Anônimo said...

pra mim não existe cor ,nem rça,nem credo existe sim um espirito ,um amor ,um DEUS TODOS SOMOS IGUALMENTE ESPIRITOS QUE VIEMOS DO CRIADOR NINGUEN É MELHOR OU PIOR DO QUE NINGUEM SOMOS TODOS IGUAIS!!!!!!!!! E.M.C.

7:25 PM  
Blogger matheustsr said...

Sinto muito em dizer, porem, sei que a raça negra sofreu muito na mao dos brancos,

porem, a ideia de voltar todos os negros à Africa, que tem negros ruins, que nao farao falta la, pra mim é como um Apartheid, nos somos alma, nossa alma reside em cristo, aquele que realmente é o caminho.

" Enquanto a cor de pele de um cidadao for mais importante que o brilho de seus olhos, a guerra jamais acabara, nao hagera governo justo " Haile selassie, Rei Ras Tafari -

Sim, aquele que sofrer, deve buscar seus direitos.
Sim, a raça negra sofreu muito nas maos brancas
Nao, nao acredito que deveria se pregar o direito negro e a volta da raça para a Africa, primeiro que nao há o termo raça para o verdadeiro sabio, devemos pregar a unificação dos povos, o respeito entre as pessoas, nao importa a cor ou a clqsse social, devemos seguir o amor e respeito pregado por cristo, somos todos 1 unico ser,

InI - um unico espirito, um unico corpo, um unico caminho,
Jesus Cristo - aquele que veio para começar a era da graça, o verdadeiro cqminho

Sem querer afetar nenhuma crença, so vim dar minha opniao, aquele que busca tera, eu busco a sabedoria, e quem tiver argumento para me contradizer, que contradiga, somos humanos e erramos, e pela critica, semchega a conclusao, a sabedoria.

Fiquem com Deus irmaos, mente sempre aberta

8:14 PM  
Anonymous Anônimo said...

ri mto desse anonimo....acredita mesmo no Jesus loirão do Vaticano ??
sem comentarios....JAh Rasta Far-i e mta forças de meus ORIXAS negros !!!
Ase a todos !!!

4:13 PM  
Anonymous Anônimo said...

Texto sobre Marcus Garvey copiado de um outro Avatar chamado Google!

3:35 PM  
Anonymous Anônimo said...

Texto sobre Marcus Garvey copiado de um outro Avatar chamado Google!

3:35 PM  
Anonymous Anônimo said...

garvey não era um deus e este avatar jesus muito menos. Morreu muito mais novo que marcus garvey e não foi capaz de se salvar. Que deus é esse?
Um deus que manda amar os inimigos. Vamos amar o diabo então ora.....
Isaías e os profetas negam claramente esse impostor. Não cumpriu nenhuma das profecias do antigo testamento(torah), não uniu as tribos de israel, não trouxe paz a terra etc.
Se o poderoso criador condenou o povo de israel por eles sacrificarem seus filhos em rituais de expiação, como pode o soberano se contradizer e sacrificar seu suposto filho?
O "antigo testamento" exaustivamente menciona que o eterno que é único não dividirá sua glória com ninguém.
Esse avatar jesus é a mesma estrela do amanhã citada em isaías e no falso livro do apocalipse (o que revela claramente que se trata de algum ente maligno enganador).
O problema é que a lavagem cerebral sofrida pela humanidade é muito grande. As pessoas estão condicionadas e tem resistência em perceber o grande engano das suas crenças, mesmo qd se está na cara de que tudo é uma grande mentira.
Acho que o mais importante de tudo é que antes de se desacreditar alguma tese ou teoria deve-se ter o mínimo de substrato teórico e não ficar repetindo teses insanas e batidas tuteladas pelo cristianismo.

9:17 PM  
Blogger Unknown said...

Amigo se eu fosse você
Mediria as minhas palavras
Para blasfemar contra as crenças e doutrinas dos seus irmãos.
(Ras Alex )

3:02 AM  
Blogger Unknown said...

Concordo plenamente irmão
( Ras Alex )

3:04 AM  
Blogger Unknown said...

Sinceramente não estou conseguindo entender você primeiro você vem e blasfêmia contra a doutrina rasta
E agora chama Jesus Cristo de Avatar
????????

3:09 AM  
Blogger Unknown said...

Acho que você está querendo chama atenção de algum rasta ou sei lá
Tem vontade de ser um rasta Só que não tem coragem suficiente para enfrentar o sistema
Mais se você quiser
Pode ser um apreciador da
Filosofia rasta.
( Ras Alex )

3:12 AM  
Blogger Unknown said...

Então você faltou na aula de história.
Porque até mesmo na bíblia fala de várias raças.
( Ras Alex )

3:16 AM  
Blogger Unknown said...

Sou um seguidor rastafari
E nunca ouvi falar que Marcus era um Deus
Sempre ouvi falar que ele era um profeta
Não sei se você sabe mais nem todas as histórias foram citadas na bíblia
Porque na época que traduzia a bíblia era os governantes daquela época
Então amigo você só sabe o que os romanos queria que você soubesse
Ou seja muito veículos e páginas foram sensuradas.
( Ras Alex )

3:28 AM  
Blogger Unknown said...

Versículos

3:29 AM  
Blogger Unknown said...

Sou um seguidor rastafari
E nunca ouvi falar que Marcus era um Deus
Sempre ouvi falar que ele era um profeta
Não sei se você sabe mais nem todas as histórias foram citadas na bíblia
Porque na época que traduzia a bíblia era os governantes daquela época
Então amigo você só sabe o que os romanos queria que você soubesse
Ou seja muito veículos e páginas foram sensuradas.
( Ras Alex )

3:30 AM  
Blogger Unknown said...

Então você faltou na aula de história.
Porque até mesmo na bíblia fala de várias raças.
( Ras Alex )

3:30 AM  

Postar um comentário

<< Home